logo similab

RCP E DEA – CONHECIMENTO QUE SALVA VIDAS

Você sabia que RCP e DEA são procedimentos utilizados em vítimas que sofreram parada cardiorrespiratória, podendo ser realizados por qualquer pessoa, desde que esteja preparada e bem treinada?

Sim! Mas para isso, é preciso buscar conhecimento.


Por esse motivo, nós da MA’S preparamos este artigo para abordar o assunto e mostrar a importância dessas técnicas que salvam vidas, além de incentivar você a se capacitar em primeiros socorros, pois isso faz muita diferença para si mesmo e para outras pessoas. Continue a leitura e confira!

Conhecendo os significados de RCP e DEA

Em nosso dia a dia, talvez ocorram situações nas quais seja necessário socorrer alguém e, para isso, aplicar alguma técnica de primeiros socorros para preservar a vida até a chegada de profissionais especializados, como o SAMU, por exemplo, é imprescindível.

São nesses momentos que as técnicas RCP e DEA tornam-se formas de prestar socorro muito eficazes em diversas circunstâncias.

A sigla RCP tem por significado a Reanimação Cardiopulmonar, um procedimento que segue uma sequência de ações em casos de parada cardíaca, problema que, se não houver assistência imediata, pode levar ao óbito.

Assim, são manobras que uma pessoa treinada consegue realizar a fim de manter a circulação sanguínea dos órgãos vitais até que um atendimento médico aconteça.

Por isso, tal procedimento é de extrema importância, visto que permite que a vítima seja reanimada após a parada e tenha chances de sobreviver.

Já a sigla DEA significa Desfibrilador Externo Automático, e tem como função lançar uma corrente elétrica ao coração da vítima para que seus batimentos cardíacos voltem a funcionar de maneira correta.

Dessa forma, esse aparelho também é um modo de socorrer uma pessoa que tenha sofrido de um ataque cardíaco, possibilitando que ela tenha mais tempo para ser encaminhada a um hospital e ser atendida por uma equipe médica.

A importância do treinamento de RCP e DEA

Já abordamos sobre a aplicação de RCP e DEA. Contudo, é preciso conhecer as técnicas para utilizá-las de maneira eficaz, tanto as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, quanto o aparelho desfibrilador.

Para isso, não necessariamente precisa ser um profissional da Saúde a socorrer uma vítima de parada cardíaca.

Ou seja, qualquer cidadão que esteja bem treinado consegue salvar uma vida.

No entanto, a pessoa tem de estar preparada parar fazer os primeiros socorros.

É imprescindível realizar cursos preparatórios, como os que a MA’S oferece.

Afinal, um manuseio errado do aparelho ou uma massagem cardíaca feita de forma errada e sem conhecimento são capazes de prejudicar ainda mais a vítima.

Cursos e treinamentos de primeiros socorros são essenciais

Com os cursos e treinamentos oferecidos pela MA’S é possível se capacitar para atender a emergências e adquirir habilidades como, por exemplo:

  • Reconhecer uma emergência;
  • Prestar atendimento inicial à vítima;
  • Realizar ações em emergências clínicas e traumáticas;
  • Usar o DEA adequadamente;
  • Obter conhecimento das técnicas RCP;

Sendo assim, conhecendo os procedimentos corretos, haverá muito mais segurança e tranquilidade para socorrer alguém que esteja precisando, até que um profissional da saúde chegue para o atendimento, ou que a pessoa seja levada ao hospital. Afinal, o conhecimento pode salvar vidas!

Deseja saber mais e conhecer nossos treinamentos? Entre em contato com nossa central de atendimento!