Você sabia que podemos considerar a asfixia tanto uma emergência de trauma quanto clínica? No entanto, para compreender essa classificação, é necessário conhecer as diferenças desses termo
Para isso, nós da MA’S preparamos este artigo que abordará as diferenças entre esses dois tipos de emergências, como as asfixias são conceituadas e a importância do conhecimento de primeiros socorros. Continue a leitura para saber mais!
Diferença entre emergência de trauma e emergência clínica
Na emergência médica há dois tipos com características específicas: a emergência de trauma e a clínica.
Esse procedimento com o paciente acontece quando ele sofre algum ferimento ou seu estado de saúde necessita de atendimento urgente para garantir a vida!
Desta forma, é capaz de evitar que fique com alguma sequela incapacidade.
É muito importante entender o que há de diferente nas emergências, para que não haja erros no momento de socorrer alguém que precise de ajuda.
Assim, a emergência por traumas (ou traumática) recebe essa nomenclatura quando o paciente sofre algum dano por um fator externo, ou seja, lesões sofridas por algo que a fisiologia do corpo humano não consegue suportar.
É o caso de uma obstrução das vias áreas, levando a pessoa ao sufocamento, ou a vítima que se engasga com algum alimento, por exemplo.
Em situações assim, a pessoa pode ter os níveis de consciência alterados, mal-estar, batimentos cardíacos acelerados ou hemorragias (externas ou internas), gerando a necessidade de atendimento rápido.
Já a emergência clínica trata-se da circunstância em que a pessoa se encontra com seu estado de saúde grave, porém, não causado por algo externo, geralmente ocasionado por uma determinada doença, como infartos, desmaios e convulsões, por exemplo.
Nesses casos, a pessoa deve ser encaminhada o mais rapidamente possível para um centro hospitalar, a fim de receber o atendimento médico adequado.
Principais causas da asfixia
Para entender melhor sobre o assunto, abordaremos alguns pontos importantes sobre a asfixia (também conhecida como sufocação) e suas principais causas.
Ela acontece quando o oxigênio que recebemos do ambiente é impedido de chegar até os alvéolos pulmonares.
Isso faz que ocorra insuficiência de oxigenação no organismo, podendo levar à morte, caso a pessoa não seja socorrida a tempo.
As principais causas são:
- Afogamento ou enforcamento;
- Aspiração de substâncias nocivas;
- Obstrução das vias respiratórias por objetos estranhos ingeridos;
- Falta de oxigênio no ambiente, ou seja, um local sem ventilação;
- Paralisia dos músculos respiratórios causada por alguma doença degenerativa etc.;
A importância dos primeiros socorros
Socorrer uma vítima de asfixia na emergência, não é algo tão simples!
É fundamental um conhecimento técnico, para tudo!
É também necessário muito cuidado, para que a pessoa seja atendida da maneira correta, evitando sequelas ou até mesmo seu óbito.
Para isso, é de extrema importância que os cidadãos, principalmente colaboradores em uma empresa saberem os primeiros socorros.
Faça um curso de primeiros socorros, como os oferecidos pela MA’S e veja como é muito importante!
No curso, todos aprenderão a agir em situações de engasgo e outros casos.
Casos de parada cardíaca, locomoção de uma vítima e diversos outros pontos, inclusive na prática, com simulações.
Dessa forma, ter conhecimento das técnicas e dos procedimentos corretos pode ajudar a socorrer vítimas de maneira mais rápida, eficiente e salvar vidas.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos treinamentos!